Deputado Luiz Couto Reafirma Compromisso com Pessoas Autistas e suas Famílias em Audiência Pública pelo Dia do Orgulho Autista
O Dia Mundial do Orgulho Autista, também conhecido como Autistic Pride Day, é uma data que celebra a neurodiversidade e busca combater o preconceito e a exclusão das pessoas no espectro autista. A iniciativa é marcada por ações de conscientização e valorização das potencialidades das pessoas autistas, além da defesa do acesso pleno a direitos fundamentais como saúde, educação, trabalho e cidadania.
“Nesta data alusiva ao Dia do Orgulho Autista, reafirmo o meu compromisso com as pessoas autistas e com suas famílias. Precisamos garantir políticas públicas que respeitem a neurodiversidade, que assegurem o direito ao diagnóstico precoce, ao atendimento especializado e à inclusão plena em todos os espaços da sociedade”, declarou o parlamentar.
A audiência reuniu representantes de movimentos sociais, familiares, especialistas e pessoas autistas, que compartilharam experiências e apontaram desafios recorrentes enfrentados pela comunidade, como a falta de diagnóstico precoce, a exclusão no ambiente escolar, o preconceito e as barreiras no acesso à saúde e à inclusão social.
Um dos destaques da audiência foi a fala do Fernando Cotta, presidente da Comissão dos Direitos dos Autistas da PRF, que reforçou a importância da data para as famílias e para a sociedade:
“Este é um dia importante para lembrarmos que as famílias de pessoas autistas devem sim ter orgulho de seus filhos. Elas lutam diariamente para que sejam respeitados pela sociedade. As pessoas autistas têm potencial, e podem estar plenamente incluídas, sem preconceito. Agradeço ao deputado Luiz Couto por sua luta e por estar sempre ao lado da nossa causa.”
O deputado Luiz Couto reafirmou que a luta pelos direitos das pessoas autistas deve ser constante, coletiva e intersetorial, envolvendo o Estado, a sociedade civil e as famílias. Ele também destacou sua atuação legislativa em defesa da inclusão, da saúde mental e da educação com equidade.
“Precisamos escutar as vozes do autismo e agir com responsabilidade. Não é favor, é dever do Estado garantir dignidade, autonomia e respeito às pessoas autistas”, afirmou.
As pessoas elencadas abaixo foram convidadas e participaram da Audiência Pública:
Fernando Cotta – Presidente da Comissão dos Direitos dos Autistas da PRF
Michelle Andrade – Movimento Orgulho Autista Brasil (MOAB)
Oswaldo Freire – Pesquisador e palestrante
Giselle de Sousa Freitas – Instituto PAS
Clêdo Vieira – Sindjus – Núcleo de Inclusão
Dilvane Cardoso – Instituto Anjos Azuis de Brazlândia
Pedro Lucas Costas e Lopes – Autistas Brasil
“Este é um evento que enaltece o compromisso de todos nós, sociedade e parlamentares para reforçar nosso engajamento na causa das pessoas autistas por direitos humanos na construção de uma sociedade mais inclusiva, diversa e livre de preconceitos. A atuação de parlamentares como Luiz Couto e Tadeu Veneri, fortalecem o reconhecimento da dignidade e do potencial das pessoas autistas em todos os espaços sociais”. Disse Clêdo Vieira.
Comentários
Postar um comentário