Deputado Luiz Couto apresenta Moção de Louvor e Aplausos para estudante surdo e professores do IFPB por marco histórico na educação inclusiva
A Moção foi destinada ao estudante José Lucas da Costa Campos, e aos professores Alessandra Marcone Tavares Alves de Figueiredo e Carlos Alberto da Silva, que orientaram o projeto intitulado “Criação de sinais-termo em Libras: ensino da Química Verde para uma turma inclusiva”. A defesa aconteceu no último dia 7 de abril e marcou um avanço significativo na luta por acessibilidade e equidade no ensino superior.
O parlamentar destacou que o feito transcende o mérito individual e simboliza o compromisso com uma ciência acessível e inclusiva. Em sua justificativa, Luiz Couto ressaltou que o trabalho de José Lucas é um marco por criar, de forma inédita, sinais-termo em Libras para conceitos da Química Verde, um campo que até então carecia de representação na Língua Brasileira de Sinais. A iniciativa promove não apenas a acessibilidade, mas também valoriza o protagonismo da comunidade surda na construção do conhecimento científico.
Um dos pontos altos do trabalho foi a criação da Metáfora da Bipirâmide Triangular, que ilustra o potencial criativo da interseção entre ciência, linguagem e inclusão. A pesquisa orientada pelos professores Alessandra e Carlos demonstra o impacto de uma educação que não apenas reconhece, mas valoriza as diferenças.
O IFPB – Campus João Pessoa também foi homenageado por seu papel fundamental na promoção de um ambiente educacional acessível e de qualidade. O deputado enfatizou o exemplo dado pela instituição ao apoiar e acolher essa iniciativa pioneira:
“Este feito transcende a conquista individual e se consagra como um símbolo de perseverança, inovação e compromisso com a acessibilidade. É um exemplo para todo o país do poder da inclusão na produção científica”, declarou Luiz Couto.
Com a Moção de Louvor e Aplausos, Luiz Couto não apenas reconhece um trabalho acadêmico exemplar, mas também amplia o debate sobre o papel do ensino público na promoção de uma sociedade mais justa e igualitária. A homenagem representa um gesto político e simbólico de valorização da ciência inclusiva, onde o conhecimento é de fato um direito de todos.Este reconhecimento é um chamado à ação: para que mais instituições sigam o exemplo do IFPB, e para que mais iniciativas como a de José Lucas recebam o apoio necessário para florescer e transformar o cenário educacional brasileiro.
Foto - Site IFPB
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