Pular para o conteúdo principal

Centro Semear recebe Moção de Louvor e Aplausos por atuação em comunidades vulneráveis do Médio Sertão da Paraíba

O deputado federal Luiz Couto, do PT/PB, apresentou requerimento de número 1325, de fevereiro de 2025, propondo Moção de Louvor e Aplausos ao Centro Semear, em reconhecimento à sua relevante atuação junto às comunidades vulneráveis do Médio Sertão da Paraíba. 

Fundado há mais de 30 anos, o Centro Semear atua com camponeses, povos e comunidades tradicionais, quilombolas, população em situação de rua, crianças, adolescentes, jovens, mulheres, idosos e pessoas LGBTQIAP+, com foco especial em casos de violação de direitos e em comunidades periurbanas e rurais. A organização desenvolve ações que fortalecem a justiça social, o acesso a direitos e a superação das desigualdades.

Na justificativa do requerimento, o deputado destacou as diversas frentes de atuação da entidade, como a avaliação de dificuldades de aprendizagem, o acompanhamento social e pedagógico de famílias vulneráveis, atendimentos psicomotores a crianças e formações voltadas ao acesso a políticas públicas.

Outro ponto de destaque foi o encerramento recente da terceira etapa do projeto “Semeando e Impulsionando o Protagonismo Juvenil no Médio Sertão da Paraíba”, que atendeu diretamente 135 jovens entre 15 e 29 anos nos municípios de Patos e Cacimbas, com 84 jovens inseridos no mercado de trabalho, sendo a maioria mulheres. O projeto evidenciou o compromisso da instituição com a promoção da autonomia, emancipação social e econômica, além da valorização da identidade cultural e da comunicação popular juvenil.

“O Centro Semear é uma referência no fortalecimento de redes de apoio e estratégias sustentáveis de geração de trabalho e renda. Sua atuação é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. É mais do que merecida essa homenagem da Câmara dos Deputados”, afirmou Luiz Couto.

A Moção de Louvor e Aplausos será encaminhada à entidade como forma de reconhecimento oficial pelo relevante serviço prestado à população paraibana.

Comentários