Na última quinta-feira, 24 de outubro de 2024, o Deputado Federal Luiz Couto apresentou uma proposta que vai impactar significativamente em benefício dos idosos. A proposta foi encaminhada à Excelentíssima Senhora Ministra de Estado da Cultura, sugerindo a criação de Centros de Cultura e Lazer para Idosos. A proposta surge em resposta ao crescimento da população idosa no Brasil, que, segundo o censo demográfico de 2022 realizado pelo IBGE, já conta com 32 milhões de pessoas acima de 60 anos, representando 15,8% da população total.
Com previsão de que, em 2030, essa faixa etária corresponda a quase 20% da população nacional, a proposta de Couto visa garantir o direito ao envelhecimento com dignidade e à cultura. O deputado destacou a necessidade urgente de desenvolver políticas públicas que abordem o isolamento e a depressão, condições frequentemente relatadas entre os idosos, que muitas vezes enfrentam a solidão e a falta de convívio social.
Couto enfatizou que os serviços culturais e de lazer atualmente disponíveis nas cidades brasileiras frequentemente não atendem às necessidades e interesses dessa faixa etária. “As características inerentes a esse grupo nem sempre são consideradas na formulação de políticas públicas, resultando em ofertas desconectadas do imaginário social do idoso”, afirmou.
Os Centros de Cultura e Lazer para Idosos, segundo a proposta, seriam espaços adequados para promover socialização e garantir o direito à cultura dessa crescente parcela da população. Além de atividades culturais e de lazer, esses centros também poderiam servir como locais para discussões acadêmicas e debates sobre a proteção e saúde mental dos idosos.
O deputado destacou a importância de integrar essa iniciativa com programas já existentes, como o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e o Programa Esporte e Lazer na Cidade (PELC). Acredita que a criação dos centros não resultaria em sobreposição, mas sim em uma complementação que atenderia melhor as necessidades da terceira idade.
Ao final de sua proposta, Luiz Couto solicitou que a Ministra da Cultura informe à Câmara dos Deputados sobre as medidas adotadas em decorrência dessa indicação. “A criação desses centros representa uma oportunidade importante para melhorar a qualidade de vida dos idosos, promovendo inclusão e valorização cultural”, disse o deputado.
Comentários
Postar um comentário