Pular para o conteúdo principal

Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa Aprova Requerimentos Importantes de autoria do deputado Luiz Couto

Na quarta-feira (30), a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa aprovou três relevantes requerimentos apresentados pelo deputado Luiz Couto (PT/PB), em coautoria com os deputados Alexandre Lindenmeyer (PT/RS) e Reimont (PT/RJ). Os requerimentos visam promover audiências públicas sobre a qualidade de vida e a proteção das pessoas idosas.

Os temas abordados nos requerimentos aprovados nesta quarta-feira tratam sobre audiências públicas para discutir o integral bem-estar da população idosa no Brasil e incluem:

Desnutrição, fraude financeira, segurança, lazer e saúde dos idosos.

A desnutrição é um dos grandes problemas que afetam os idosos, especialmente em ambientes hospitalares. O debate se concentrará em políticas públicas que garantam o acesso a uma alimentação adequada e a apoio nutricional.

A crescente quantidade de golpes financeiros contra idosos expõe essa população a riscos sérios. A audiência pretende discutir políticas preventivas para combater fraudes e proteger o patrimônio dessa parcela da população.

Segundo o deputado Luiz Couto, a aprovação desses requerimentos representa um passo fundamental para a proteção e o bem-estar da população idosa no Brasil. "Precisamos reconhecer que os idosos enfrentam desafios significativos, como a desnutrição, que afeta sua saúde e qualidade de vida. É nossa responsabilidade garantir que tenham acesso a uma alimentação adequada e a apoio nutricional." Ressaltou.

Ele também alerta para os golpes financeiros: "Os golpes financeiros contra os nossos idosos têm aumentado de forma alarmante, colocando suas economias e segurança em risco. É imprescindível que desenvolvamos políticas preventivas que os protejam de fraudes e garantam a integridade de seus patrimônios."

Por fim, com a rápida expansão da população idosa, o deputado esclarece que escassez de geriatras qualificados se torna um grande desafio. “Temos muitos desafios, um deles é a constatação da escassez de geriatras no Brasil, principalmente nas regiões distantes dos grandes centros. Isso se dá pela rápida expansão da população idosa. A falta de geriatras qualificados representa um desafio urgente. A proposta busca discutir incentivos para a formação desses especialistas, assegurando um cuidado digno e especializado para nossos idosos."

"O nosso mandato está pronto para ouvir, discutir e agir. A qualidade de vida da população de idosos deve ser uma prioridade para todos nós", concluiu o deputado.


Comentários