O objetivo foi debater a Jornada Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas. O chamado para a audiência visa promover a conscientização sobre os direitos e a valorização dessa importante parcela da população.
O deputado Luiz Couto destaca a relevância da discussão, afirmando que "é fundamental reconhecer e respeitar a sabedoria e as contribuições dos avós e das pessoas idosas em nossa sociedade." Durante a audiência, especialistas e representantes de organizações que atuam em defesa dos direitos dos idosos compartilharam suas experiências e propostas.
Na sua apresentação, sobre os dados da população idosa no Brasil, a Coordenadora do Ministério da Saúde em Atenção à saúde da Pessoa Idosa, Ligia Gualberto destacou a temática como bastante relevante.
“Estou muito honrada em participar desta audiência, pois queremos uma sociedade que cuide e respeite as pessoas idosas. A população de idosos no Brasil já passa de 32 milhões, e o Ministério da Saúde está qualificando as políticas públicas, especialmente em saúde, para que tenhamos a população idosa com envelhecimento saudável e mais qualidade de vida”, enfatizou.
Participaram como convidados:
A Coordenadora de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde; Ligia Gualberto
Alexandre da Silva; Secretário Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania
Fábio Ferreira – Vice-Presidente da Associação Brasileira de Tecnologia em Gerontologia – ABTG
Irmã Therezinha Tortelli – Secretária Executiva da Pastoral da Pessoa Idosa.
A Jornada Mundial, celebrada anualmente, busca reforçar a importância da família e da convivência intergeracional. A expectativa é que o evento contribua para a formulação de políticas públicas mais eficazes, garantindo melhores condições de vida e dignidade para os idosos.
Segundo Luiz Couto, a iniciativa reforça um compromisso parlamentar para ouvir a sociedade e promover ações que beneficiem os mais idosos, reconhecendo seu valor e importância na sociedade.
“A Jornada Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas é celebrada desde 2021. Instituída pela Igreja Católica e como define o Papa Francisco é uma ação para reunir as famílias e homenagear a sabedoria e a experiência dos idosos. ”
“Na Velhice, não me abandones”
Papa Francisco.
Registro dos participantes da audiência.
Comentários
Postar um comentário