Pular para o conteúdo principal

Deputado Luiz Couto acompanha com atenção os ataques de violência contra indígenas no MS


Foto: Reprodução/vídeo da comunidade Guarani e Kaiowá


         O deputado Luiz Couto está acompanhando toda a situação de violência contra indígenas no Mato Grosso do Sul. Segundo o deputado, “é um absurdo os ataques de jagunços contra a população indígena. Couto e demais Parlamentares da Bancada do PT na Câmara, em conjunto com os de outros partidos de esquerda (PSOL e PDT), participaram de uma reunião com o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, para tratar dos recentes ataques ocorridos na Terra Indígena Panambi, Lagoa Rica, em Douradina (MS). 

         No último sábado, homens armados invadiram as retomadas Kuripa’yty e Pikyxyin e atiraram com tiros de arma letal e com bala de borracha em vários indígenas da etnia Guarani e Kaiowá. Pelos menos 10 foram atingidos, dois deles com gravidade.

          Nesta terça-feira, uma comitiva liderada pela ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, está em Mato Grosso do Sul e se encontra com lideranças indígenas Guarani Kaiowá na Terra Indígena Panambi-Lagoa Rica, em Douradina, que foi alvo de ataques no último fim de semana, com ao menos nove indígenas feridos.

         Também fazem parte da comitiva o secretário executivo do MPI, Eloy Terena, o secretário nacional de Direitos Territoriais Indígenas, Marcos Kaingang, equipe do MPI que acompanha a situação in loco, representantes do Ministério Público Federal, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, e a presidenta da Funai, Joenia Wapichana

      “Meu apoio ao povo indígena que está sendo molestado por jagunços e donos de fazendas da região do Mato Grosso do Sul. É fundamental as providências que o governo está tomando para que a escalada de violência seja cessada imediatamente”, disse Couto.

Comentários