Pular para o conteúdo principal

Pacto Nacional Pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos


O deputado Federal Luiz Couto esteve nesta terça-feira, 23/07, em Caruaru - PE, para participar do Ato de Lançamento do Pacto pela Superação do Analfabetismo em áreas da Reforma Agrária do Nordeste brasileiro. 

O deputado atendeu a um convite do Ministério do Desenvolvimento Agrário e do INCRA-PE, para participar ao lado do Coordenador do MDA-PB, Cicero Legal e do Superintendente do INCRA-PB, Antônio Barbosa.

O Pacto é uma ação integrante do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos é fruto de parceria entre o Ministério da Educação - MEC, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão - SECADI e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar - MDA, que será executado no âmbito do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA).

O deputado discursou e parabenizou os ministérios da Educação e o Ministério do Desenvolvimento Agrário pela ação.

"Quero parabenizar os órgãos envolvidos nesta importante ação. Nós temos que oferecer oportunidades para os jovens e adultos que, por um motivo ou outro, não puderam estudar. Então, essa é a hora de recomeçar e neste sentido, ajudar ao nosso Brasil a se livrar do analfabetismo é fundamental. Esse é o pacto da mudança na vida de jovens e adultos do campo e da cidade", enfatizou o deputado.

Ele também falou do Censo Escolar que aponta os indices de analfabetismo e reforçou a importância do Pacto para superar o analfabetismo de jovens, adultos e idosos no Brasil.

“Veja a importância dessa ação para a vida das pessoas!

Fonte: (Censo Escolar, 2023).

"Elevar a escolaridade de jovens e adultos e idosos; ampliar a oferta de matrículas da EJA nos sistemas públicos de ensino, inclusive entre os estudantes privados de liberdade; – ampliar a oferta da EJA integrada à educação profissional. PESSOAS NÃO ALFABETIZADAS E SEM EDUCAÇÃO BÁSICA COMPLETA Quem são e onde estão? • Em torno de 11.4 milhões de pessoas não alfabetizadas com 15 anos ou mais (7%) em 2022 (Censo Demográfico, IBGE, 2022). • A taxa de pessoas não alfabetizadas pretas (10,1%) e pardas (8,8%) é mais que o dobro das pessoas brancas (4,3%) (Censo Demográfico, IBGE, 2022). • 68 milhões de pessoas com 18 anos ou mais não concluíram a educação básica (PNAD contínua, 2023). • 81% das pessoas privadas de liberdade não concluíram a educação básica (SISDEPEN/MJSP, 2023). • 60% das pessoas com 18 anos ou mais que não concluíram a educação básica são negras (PNAD contínua). • 57,7 milhões estão no meio urbano (79,3%) e 15 milhões estão no meio rural (20,5%) •. Há ainda 1009 municípios que não ofertam EJA". 

"Agradeço e faço questão de apoiar essa inciativa, por ter certeza que a vida dos nossos jovens, adultos e idosos serão melhores após serem alfabetizados", finalizou. 

O Senador Humberto Costa, a Senadora Tereza Leitão, deputados, trabalhadores e trabalhadoras rurais estiveram presentes no evento.

A solenoide aconteceu no Centro de Formação Paulo Freire, Assentamento Normandia, Caruaru/PE.


 


Comentários