Pular para o conteúdo principal

Movimento Nacional pela vacina faz Brasil avançar



O Brasil saiu da lista dos 20 países com mais crianças vacinadas. O Governo do Brasil está empenhado em retomar os indices favoráveis da vacinação no País. Para isso faz campanhas para que os pais mantenham a caderneta de vacinação em dia, para tanto, destinou investimentos na ordem de 6,5 bilhões para compra de imunizantes, isso, em 2023. Já a previsão para esse ano de 2024 passa dos 10 bilhões, segundo fontes do governo federal.

O Brasil está avançando com os indices de vacinação em todas as regiões. 
Resultado do Movimento Nacional pela Vacinação, com o objetivo de retomar a confiança da população na ciência, no Sistema Único de Saúde (SUS) e nas vacinas, o Brasil avançou na imunização infantil em 2023. Enquanto a maioria dos países não conseguiu alcançar as metas, o Brasil se destacou positivamente, mesmo após enfrentar quedas consecutivas nas coberturas vacinais desde 2016. Vacinas salvam vidas.

O relatório da OMS/Unicef mostra que, no Brasil, o número de crianças que não receberam nenhuma dose da DTP1, que protege contra a difteria, o tétano e a coqueluche, caiu de 418 mil em 2022 para 103 mil em 2023. O número de crianças brasileiras que não receberam a DTP3 também caiu: de 846 mil em 2021 para 257 mil em 2023. No Brasil, a DTP é administrada pelo Programa Nacional de Imunizações, o PNI, como a Vacina Pentavalente.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, relembra que o Brasil começou a ver a perda de conquistas importantes do programa de vacinação, como a erradicação da varíola e a eliminação da circulação do vírus da poliomielite.

Fonte Governo Federal/OMS



Comentários