Novo PAC vai investir R$ 41,7 bilhões em transporte, prevenção a desastres, esgotamento, abastecimento de água e infraestrutura social nas cidades
Nesta sexta-feira (26), o Presidente Lula anunciou em cerimônia, no Palácio do Planalto em Brasília, os resultados do PAC- Seleções nas modalidades; Mobilidade Grandes e Médias Cidades com investimentos em mobilidade urbana, drenagem, esgotamento sanitário, abastecimento de água e infraestrutura social. São investimentos para beneficiar 899 empreendimentos em 27 estados e 710 municípios em todo Brasil.
Na Paraíba, mais de 20 municípios foram contemplados com obras e projetos de abastecimento de água, esgotamento sanitário, mobilidade grandes e médias cidades e prevenção a desastres - (drenagens).
Municípios contemplados na Paraíba:
OBRAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA – URBANO.
Araruna, Cabaceiras, Cuité, João Pessoa, Juazeirinho, Picuí e Soledade.
ESGOTAMENTO SANITÁRIO:
Boa Vista, Congo, Ingá, Junco do Seridó, Parari, Patos, Paulista, Piancó, São Domingos do Cariri, São José da Lagoa Tapada, Taperoá, Tavares, Uiraúna e Várzea
MOBILIDADE GRANDES E MÉDIAS CIDADES - Prevenção a Desastres - Obras e Projetos:
Campina Grande e João Pessoa.
"Nós estivemos com os companheiros dos ministérios para pedir que os municípios da Paraíba pudessem ser contemplados com a seleção do Novo PAC- Mobilidade Grandes e Médias Cidades. Fomos atendidos e quem ganha com as ações do governo, é o povo paraibano e brasileiro. Fico feliz em ver o governo empenhado para resolver os problemas e reconstruir o Brasil", disse Couto.
Resumo: Fonte Gov.br
A seleção de Mobilidade - Grandes e Médias Cidades priorizou propostas para transporte de alta e média capacidade e obras voltadas ao transporte coletivo, que atendem grandes centros urbanos e regiões periféricas com população de baixa renda, reduzindo o tempo de viagem e a emissão de poluentes; bem como a mobilidade ativa que integra infraestrutura para ciclistas, promovendo a conexão de redes cicloviárias e a de pedestres com rotas acessíveis e moderação de tráfego.
As seleções de Prevenção a Desastres Naturais: Drenagem Urbana Sustentável incorporaram todas as propostas que se enquadraram nos critérios estabelecidos para a modalidade.
Foram priorizadas obras de drenagem urbana sustentáveis para o manejo de águas das chuvas, reduzindo o risco de desastres em municípios críticos sujeitos a eventos recorrentes de inundações, enxurradas e alagamentos. Esses empreendimentos são fundamentais para a redução do risco de desastres, proporcionando condições mais dignas e seguras para a população e tornando as cidades mais resilientes e preparadas para lidar com desastres naturais.
A seleção de drenagem urbana juntamente com os investimentos de contenção de encostas, anunciados em maio, finalizam a primeira etapa de seleção de empreendimentos de prevenção de riscos de desastre do Novo PAC.
Já as seleções de propostas de Esgotamento Sanitário priorizaram municípios com maior déficit de esgotamento sanitário nas áreas urbanas que promovam a universalização do serviço na localidade, a fim de elevar a cobertura de água e esgoto nos municípios, diminuindo fatores de risco às doenças, insalubridade e degradação ambiental, garantindo, assim, melhor qualidade de vida para a população.
Os investimentos contribuem para o alcance da meta de universalização estipulada no Marco Legal do Saneamento: atender 90% da população brasileira com coleta e tratamento de esgotos até 2033.
A seleção Abastecimento de Água - Urbano priorizou municípios com maiores déficits com projetos para ampliar o acesso e melhorar a qualidade dos serviços de abastecimento de água em áreas urbanas. Os empreendimentos levarão água de qualidade para a população, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Os investimentos contribuem para o alcance da meta de universalização, estipulada no Marco Legal do Saneamento: atender 99% da população brasileira com acesso à água potável de qualidade até 2033.
Comentários
Postar um comentário