No último dia 31 de outubro, o deputado Luiz Couto fez um pronunciamento atendendo a pedidos de representantes do Sindicato Têxtil do município de Santa Rita-PB.O
Sindicato Têxtil representa centenas de trabalhadores e trabalhadoras da Fabrica Têxtil Coteminas - Companhia de Tecidos Norte de Minas, de fiação de tecidos, na Paraíba. O deputado enfatizou a importância de registrar o pedido do sindicato.
“Senhor Presidente, Senhoras e senhores deputados e deputadas, desejo registrar estes pedidos, aqui neste plenário pois segundo relatos, a Fábrica Coteminas exonerou 480 pessoas, cuja decisão foi tomada em Assembleia Geral da categoria, por já estarem cansados e até humilhados, com a demora nos atrasos nos pagamentos dos salários desses trabalhadores (as), visto que, segundo alegações de que a Empresa vem enfrentando uma crise há algum tempo, em todos país, ou seja, por onde existem as Fábricas, no Estado de Minas Gerais (Montes Claros); em Santa Catarina (Blumenau); na Paraíba (João Pessoa e Campina Grande); e Rio Grande do Norte (Natal e Caicó).
Na Paraíba, na cidade de João Pessoa, a Fábrica comporta mil e duzentos postos de trabalho. A Empresa alega que após a Pandemia do COVID 19, essa Indústria no Brasil todo, começou a enfrentar uma crise, afirma que perdeu clientes, como também com a concorrência desleal da China, e por conseguinte veio atrasando o pagamento dos salários de seus funcionários, e recentemente tiveram que exonerar 480 trabalhadores(as), cujas verbas rescisórias foram pagas em 12 vezes, e os outros trabalhadores(as) vem recebendo os salários com atraso de até 2 meses, sendo que se paga 1 mês e fica o último sem pagamento e sem previsão de pagamento.
Ainda que, o recolhimento/depósito do FGTS, se encontra em atraso há 02 anos. Muitas famílias desempregadas e com fome, sem alternativa de trabalho. Pois bem, o que vem acontecendo é a migração de capital da Coteminas, para a construção civil.
Todavia, desejo ressaltar que o Governo do Estado da Paraíba, não se mobilizou para intervir ou sugerir algo de melhoria para essa categoria, que é um número grande de trabalhadores (as) desamparados, como também não se posicionou para encontrar uma saída de permanecer essa Fábrica em João Pessoa, através de um incentivo fiscal ou outra alternativa, visto a importância dessa Fábrica para a economia paraibana.
Assim, a medida urgente a ser tomada é que a Comissão de funcionários da referida Empresa e o Sindicato Têxtil, possa se reunir com representantes da Coteminas, afim de que providências sejam tomadas, para assegurar o pagamento em dia dos trabalhadores que ainda estão na ativa, e ver a possibilidade de como irão permanecer nesse trabalho, e como será o funcionamento da Empresa, visto que está em crise, se está em concordata, ou se vai fechar, assegurando assim as verbas rescisórias dos trabalhadores (as). Que todos os direitos sejam assegurados, aos trabalhadores e as trabalhadoras”.
O deputado enfatiza que “o mandato ao qual exerce estará sempre à disposição de todas às categorias que precisem ser ouvidas”.
Comentários
Postar um comentário